Diversidade de peixes da Amazônia diminui

A revista “Science Advances” divulgou um novo estudo que revela a diminuição da diversidade de peixes da Amazônia. Os resultados apontam que a história tem desempenhado um papel significativo para a dispersão de espécies de peixes.

De acordo com informações do AgroLink, os pesquisadores relatam que os processos ecológicos e históricos afetaram os padrões de diversidade, porém não se sabe qual deles teve maior influência. Foram analisadas cerca de 97 bacias hidrográficas secundárias, uma vez que elas são responsáveis por cobrir a bacia principal da Amazônia.

O estudo revela uma ligeira e significativa diminuição da espécies de oeste para leste, sendo este um padrão de dispersão. Segundo os pesquisadores, o fato pode ter acontecido devido ao desmatamento e expansão de plantações na parte leste da região, além das barragens hidrelétricas que interrompem a conexão entre as regiões da bacia.

O pesquisador Thierry Oberdorff, do Laboratório de Evolução e Diversidade Biológica de Toulouse (França), foi responsável por liderar os estudos que contou com o apoio de um banco de dados que integra informações de artigos, livros, museus e universidades. (Jéssica Vitória com informações do AgroLink)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *