Começa Projeto Cine Formação da UEMS

Começa hoje (12), o Projeto de Extensão ‘Cine Formação: desafios de inclusão e diversidade na escola’ da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), unidade de Dourados. O projeto é coordenado pela Professora Drª Magda Carvalho Fernandes e tem parceria com a SED-Dourados / Coordenadoria Regional de Educação. Neste primeiro encontro o filme exibido será Albergue Espanhol (2002), do diretor Cédric Klapisch, e os professores debatedores serão o Dr. Adilson Crepalde e a Drª Cecília Maria P. do Nascimento.

O curso acontece sempre às quintas-feiras e se desenvolverá com a projeção de filmes, seguida de debates. Nesse formato o objetivo é incentivar a sensibilização dos participantes às questões relativas à formação docente que envolvem diferentes expressões do preconceito e discriminação na escola. O ‘Cine Formação’ busca contribuir com a construção de uma cultura comprometida com relações de respeito às diversidades.

O público alvo do Projeto são professores/as e estudantes de licenciaturas. Para participar do Projeto é preciso fazer uma inscrição prévia através desse link: https://docs.google.com/…/1FAIpQLSfZ8j1ujbkNnrcL_-…/viewform

Inscrições

As inscrições seguem até o dia 19 de setembro. A carga horária para quem se inscrever é de 100 horas.

“ As discussões serão orientadas por professores e professoras colaboradores, com foco na formação docente, estimulando a troca de experiências numa ótica interdisciplinar, ofertando oportunidade de refletir e construir ações que contribuam para transformar processos de segregação escolar principalmente, de crianças e adolescentes vulneráveis, como negro, indígena, quilombola, mais desfavorecidos economicamente, sob risco de violência, com deficiência, entre outros” , explica a Coordenadora do Projeto Magda.

A equipe organizadora e executora do projeto é composta pela Professora Magda Carvalho Fernandes, Professor Marcelo Salles Batarce (UEMS), Jônatas Cavalcante Ribeiro (Aluno – Letras-Português/Inglês – UEMS), Professor Laércio Cardoso de Jesus, Professora Vilma da Silva Lins, Professora Lucimeire Aparecida Garcia, Professor Jonson Carvalho de Miranda da SED-Dourados / Coordenadoria Regional de Educação.

Os filmes serão exibidos no ‘Centro de Formação e Pesquisa Professora Leila Fioravanti Rosa’, que fica localizado na rua Hayel Bon Faker, nº 5470, no bairro Alto das Paineiras. A exibição começará sempre às 19h.

————————————————————————

Sinopse Albergue Espanhol

Xavier (Romain Duris) tem 25 anos e está terminando o curso de Economia. Um amigo de seu pai lhe oferece um emprego no Ministério da Fazenda, mas, para assumir o posto, o rapaz precisa saber a língua espanhola. Ele decide acabar seus estudos em Barcelona, para aprender a língua. Para isso, vai ter que deixar Martine (Audrey Tatou), sua namorada há quatro anos. Ao chegar em Barcelona, Xavier procura um apartamento no centro da cidade e acha um com mais sete estudantes, todos estrangeiros. Com eles, Xavier vai descobrir a autonomia e a sexualidade e iniciar a vida adulta.

Confira os outros filmes que serão exibidos nas próximas sessões do ‘Cine Formação’

Filme: ALBERGUE ESPANHOL (2002) Diretor: CÉDRIC KLAPISCH

Exibição: 12/09

Debatedores: PROF. DR. ADILSON CREPALDE – UEMS / PROFª DRª CECÍLIA MARIA P. DO NASCIMENTO

Filme: O PAGADOR DE PROMESSAS (1962) Diretor: ANSELMO DUARTE

Exibição: 19/09

Debatedor: PROF. DR. MÁRIO TEIXEIRA DE SÁ JÚNIOR – UFGD

Filme: CENTRAL DO BRASIL (1998) Diretor: WALTER SALLES

Exibição: 26/09

Debatedor: PROFª DRª SANDRA ESPÍNDOLA – UEMS

Filme: MARTÍRIO (2017) Diretor: VICENTE CARELLI

Exibição: 03/10

Debatedor: PROF. DR. EUDES FERNANDO LEITE – UFGD

Filme: A FAMÍLIA BÉLIER (2014) Diretor: ERIC LARTIGAU

Exibição: 24/10

Debatedor: PROFª Me GABRIELE CRISTINE RECH – UEMS

Filme: AMISTAD (1987) Diretor: STEVEN SPIELBERG

Exibição: 31/10

Debatedor: PROF. DR. THIAGO BOTELHO – UFGD

Filme: TERRA FRIA (2005) Diretor: NIKI CARO

Exibição: 14/11

Debatedor: PROFª DRª MAGDA CARVALHO FERNANDES – UEMS

Filme: O MENINO QUE DESCOBRIU O VENTO (2019) Diretor: CHIWETEL EJIO-FOR

Exibição: 21/11

Debatedor: PROF. DR. MARCELO SALLES BATARCE – UEMS

Filme: WHAT’S THE T? (2013) Diretor: CECILIO ASUNCION

Exibição: 05/12

Debatedor: PROF. DR. GEOVANO MOREIRA CHAVES – IFMS

—-

O Projeto de extensão ‘Cine Formação: desafios de inclusão e diversidade na escola’ está também no Facebook e Instagram: @cineformacao (Rafael Belo com UEMS)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *