CPMI das Fake News irá convocar WhatsApp, Telegram e Google

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) das Fakes News, decidiu nesta semana, convocar as empresas WhatsApp, Telegram, Google, Instagram, Youtube e Twitter, que são consideradas pelos deputados como meios de distribuição de notícias entre a população.

Além das destas empresas, também foi convocado o site The Intercept Brasil, responsável pelas divulgações do conteúdo da Vaza Jato [troca de mensagens entre o ex-juiz Sergio Moro e procuradores do MPF, responsáveis pela operação Lava Jato].

Parlamentares do PSL, dentre eles o senador Flávio Bolsonaro, tentaram obstruir a votação das convocações, mas foram vencidos pela maioria.

Segundo o senador Ângelo Coronel, é necessário descobrir quais são os focos da produção em larga escala de notícias falsas para combatê-las.

Composta por 15 senadores e 15 deputados, a CPI mista tem 180 dias, desde sua criação (04/09), para investigar a criação de perfis falsos e ataques cibernéticos nas diversas redes sociais, com possível influência no processo eleitoral e debate público. A prática de cyberbullying contra autoridades e cidadãos vulneráveis também será investigada pelo colegiado, assim como o aliciamento de crianças para o cometimento de crimes de ódio e suicídio. (Congresso em Foco)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *