Calor extremo de 43° C deixa umidade do ar em 10% em MS

Graças a uma grande massa de ar quente e seca que predomina em todo o Brasil Central, esta quarta-feira (11) pode registrar a máxima de 43° C em Mato Grosso do Sul. É previsto tempo firme em grande parte do Estado e chuva só deve acontecer a partir de 24 de setembro.

Em Campo Grande, o tempo permanece claro, com névoa seca e baixa umidade, com temperaturas entre 23°C e 39°C. A umidade do ar fica em 45% nos horários mais frescos, porém pode despencar em 15% nas horas mais quentes, segundo informações do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia).

Com previsão de os índices de umidade do ar despencarem para 10%, a Defesa Civil emitiu alerta descrevendo cuidados que a população deve tomar. “Aumentar a ingestão de água, fazer refeições leves e mais frequentes, evitar exposição ao sol, e usar protetor solar”, diz a mensagem disparada para os números cadastrados no sistema de alerta do órgão que atua em ações preventivas.

Segundo a Coordenadora do Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec), Franciane Rodrigues. “Esse sistema denominado anticiclone a médios níveis, impede a formação de nuvens de chuva, reduz a umidade e eleva as temperaturas”, explica sobre o cenário climático dos últimos dias. (Da Redação)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *