Trump não mandou superavião apagar incêndios no Brasil

Os Estados Unidos da América não vieram ajudar o Brasil com um superavião de combate a incêndios como afirma um material que circula nas redes sociais. É um post que destaca que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, enviou para o Brasil o Boeing 747-400 SuperTanker. A aeronave teria chegado em 24 de agosto com a missão de apagar as queimadas na Amazônia. Por meio do projeto de verificação de notícias, a Agência Lupa fez a verificação.

“Enviado por Trump, chegou sábado dia 24 de agosto o Boeing 747-400 SuperTanker, especializado em combater queimadas florestais”
Legenda de post no Facebook que, até as 16h30 de 30 de agosto de 2019, tinha 769 compartilhamentos

FALSO
A informação, analisada pela Lupa, é falsa. O Boeing 747-400 SuperTanker não foi enviado para o Brasil, mas para a Bolívia, e o responsável por isso não foi Donald Trump. O governo boliviano contratou a empresa proprietária do superavião, a Global SuperTanker, por duas semanas, para combater os focos de incêndio naquele país. “Não fomos contratados até o momento [30 de agosto] pelo governo brasileiro”, afirmou o presidente da empresa, Dan Reese, em entrevista por telefone. O contrato pode ser prorrogado por mais tempo, o que impede a empresa, que só tem uma aeronave, de assumir outros compromissos.

O SuperTanker chegou à Bolívia em 23 de agosto. Naquela data, o presidente do país, Evo Morales, compartilhou um vídeo sobre o início das operações e outro sobre a ação da aeronave na Chiquitanía, área de transição entre a Amazônia e o Chaco. Também tuitou, dois dias depois, sobre a atuação da aeronave na Reserva Municipal de Vida Silvestre Tucabaca. Com capacidade para despejar 75 mil litros de água a uma velocidade de 965 quilômetros por hora, o avião já foi usado no combate a incêndios em países como Estados Unidos, Chile e Israel.

Evo Morales Ayma

@evoespueblo
Boeing 747 Supertanker inicia operaciones. #UnidadEnLaAdversidad https://www.pscp.tv/w/cDBBbTF6WUViR1JHQnZhUWV8MVlxS0RuUE1uekVKVnRapy8fxhktlaXpyWXyowwzsExGjPywDucz49kApNzt …

Evo Morales Ayma @evoespueblo
Boeing 747 Supertanker inicia operaciones. #UnidadEnLaAdversidad

pscp.tv
5.179
16:17 – 23 de ago de 2019
Informações e privacidade no Twitter Ads
3.008 pessoas estão falando sobre isso

Evo Morales Ayma

@evoespueblo
Como lo planificamos, el #Supertanker reforzó la efectividad del trabajo heroico de nuestros pilotos, uniformados y voluntarios que luchan incansablemente contra el fuego en la Chiquitanía. Estamos fortalecidos y decididos a superar este desafío. #UnidadEnLaAdversidad

Vídeo incorporado
21,8 mil
22:57 – 23 de ago de 2019
Informações e privacidade no Twitter Ads
10,8 mil pessoas estão falando sobre isso

Evo Morales Ayma

@evoespueblo
Nuestra lucha contra el incendio es incesante. Esta mañana, con dos descargas de agua del Supertanker, se ha contenido el avance del fuego hacia la Reserva Municipal de Vida Silvestre “Tucabaca” que tiene una extensión de 262.305 hectáreas. #UnidadEnLaAdversidad. (Rafael Belo com Agência Lupa)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *