Chave Mágica: mãe e filha resgatam brincadeiras infantis

Estreitando o laço maternal, o resgate das antigas brincadeiras – como o pé de lata, amarelinha, pulação de corda e até oficina de confecção de bonecas –, o trabalho desenvolvido por Joyce Kellen Rodrigues ao lado da filha, Sofia Rodrigues, leva também para as crianças pelas praças de Campo Grande a infância e alegria de brincar por meio da “Chave Mágica”.

“Sofia desenvolve vários trabalhos com arte há cinco anos na cidade e é agenciada. Já a Chave Mágica tem ainda vários parceiros, é um colab meu, com uma amiga – da Cia. de Brincantes –, formada em Artes Cênicas, e uma amiga da Pedagogia da UCDB. Nós inicialmente começamos com as brincadeiras, fizemos piqueniques em parques”, explica Joyce sobre o começo de seu trabalho.

Formada em Química e cursando de Biologia, a alternativa de fundar a Chave Mágica, que ensina brincando, surgiu da necessidade de estar mais próxima da pequena Sofia. “Eu queria estar mais próxima da minha filha [só a via dormindo]. Então um dia decidi que trabalharia em algo que ela pudesse estar comigo e que ao menos eu pudesse ter mais tempo com ela. Então criei a Chave Mágica, por meio de reforço escolar e festas, e até as famílias para levar as brincadeiras com muita responsabilidade e afeto. São projetos que unem arte, educação, crianças e ciências”, revela.

Das atividades desenvolvidas, Joyce destaca que o brincar está na criatividade da criança: “A gente deixa as crianças brincarem, que tudo vira brinquedo para elas e é aí que a gente aprende muito. Brincadeiras indígenas, a gente aprende pelas praças, eles vêm até a gente e ensinam mesmo, como fizeram, mostrando o ‘estilingue’, em que cada criança segura uma ponta da corda e aí tem de confiar. A gente encosta na corda e eles arremessam, a criança sai correndo e dando risada… eles adoram”.

“Uma vez levamos para a Praça da Bolívia uns três carrinhos de mão e enchemos de almofadas, e nós corremos com as crianças, fazíamos circuito. Sempre tem outros brinquedos, mas aquele foi o sucesso do dia”, conta a mãe.

Tornando-se cada vez mais popular pela cidade, Sofia usa do carisma também para incentivar o hábito da leitura nos pequenos. “A Sofia, eu não sei o que as crianças veem, ela atrai… hora que vê, as crianças menores estão em volta dela, ela contando história. Inclusive esse hábito gerou uma parceria com a ‘Maciel’, que os seguidores da Sosô, da rede social, quando chegam à Livraria e falam que acompanham o trabalho dela têm 10% de desconto. Principalmente infantil, que chegam até 15%, para estimular a leitura infantil.”

“Do trabalho de mãe e filha, desde os 5 anos que ela tem uma carreira artística e começaram a surgir pedidos de ensaio fotográfico mãe e filha, oficinas, aí em razão dos pedidos fomos atendendo juntas, eu e ela. O Instagram – que a princípio surgiu para os trabalhos artísticos dela – também mudou a política de uso, há uns três anos, quando só adultos poderiam gerir as contas, então passamos a mudar o perfil das publicações”, explica Joyce sobre o perfil mãe e filha, @sofiarodriguesoficial, que conta com mais de 4.400 seguidores.

Sobre a relação com a filha, Joyce ainda aponta: “Ela está nessa fase de entrar na pré-adolescência, começando a me dar uns trabalhos, pois já ‘sabe o que quer’, quer se impôr. Sempre ela teve opinião, tenho uma educação libertadora com ela, que são os nossos combinados meu e dela”.

“Inclusive recebo bastante crítica por conta do jeito que educo ela: livre. Eu ensino e deixo ela tomar as decisões. Aí muitos adultos criticam, porque eu deixo ela até rodar, sabe? ‘Quer viver?’, eu sei que ela vai se dar mal, mas vai fazer o quê?! Eu tenho que deixar. Se eu falar que vai se dar mal vai sobrar para mim, ela que veja sozinha. Ela vai ter de aprender a fazer as próprias escolhas”, pontua.

Dos pontos que trazem a maternidade aliada à atividade das duas, Joyce finaliza: “Às vezes fico meio perdida por conta dessa transição, mas a gente dialoga bastante, eu pergunto: ‘O quê você quer?’. Porque esse trabalho é algo de que a gente gosta. Eu vejo que, por mais que ela cresça e continue desenvolvendo o trabalho dela, cada dia mais diferente, mais a cara dela… e eu também tenho meus trabalhos e compromissos… esse é um trabalho que a gente sempre conseguiu desenvolver juntas, que é contar histórias para as crianças, sentar na rua com elas, ler, do jeito como tudo começou”.

Serviço: Você acompanha o trabalho de mãe e filha nas redes sociais YouTube “Mundo da Sosso”, no Instagram @sofiarodriguesoficial e no Facebook @ChaveMagicaArteeEducacao. (Leo Ribeiro)

8 thoughts on “Chave Mágica: mãe e filha resgatam brincadeiras infantis”

  1. Ah que lindo!!! Uma matéria cheia de carinho e afeto! ❤❤ como essa mãe e filha haha Escrita com muita doçura nossa história! Muito obrigada pela credibilidade. Fazemos com amor. E onde tem criança lá estaremos nós!

  2. Patricia Borges Ferreira

    Muito legal o trabalho das duas, esse resgate de brincadeiras é algo muito importante para essa geração que fica mais em celular ou no computador. As duas são incríveis muito atenciosas e empenhadas. Sem.falar que a Sosso é um amor de criança. Torço para elas conseguirem levar esse projeto cada dia a mais crianças.

  3. Trabalho incrível dessas duas fofas nos resgates das brincadeiras antigas, sendo uma maneira de aproximar as crianças, a tecnologia transformou o mundo delas e trouxe a tona brinquedos que não exigem criatividade, muito menos erfoço para brincar e assim elas apreendem como o mundo e suas relações funcionam, além de auxiliar no desenvolvimento motor, afetivo e cognitivo.

  4. Gente que máximo essas duas, ameiii a matéria incrível
    Sou fã do trabalho da Joyce e agora mais ainda por ela estar mostrando que nós pais e mães temos que estar mais presentes na vida de nossos filhos. Parabéns

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *