Futebol feminino abre calendário do segundo semestre em MS

Os clubes profissionais e amadores de Mato Grosso do Sul já começaram a se movimentar para as competições do segundo semestre. A FFMS (Federação de Futebol de Mato Grosso do Sul) publicou as tabelas com datas e horários dos jogos, que movimentarão a Série B do Campeonato Sul-Mato-Grossense de Futebol Masculino e a divisão única do Feminino, além do Sub-15.

As primeiras a entrar em campo são as meninas, que jogam a partir do dia 28 de setembro. De acordo com o vice-presidente da entidade local, Marco Antônio Tavares, os clubes demonstraram maior interesse em participar desta temporada. “Primeiro porque o futebol feminino começou a ter uma visibilidade maior nesse ano e, segundo, porque a própria disputa no Campeonato Brasileiro criou uma expectativa nos nossos filiados”, fala.

São seis equipes confirmadas. De Campo Grande, jogam Operário, Comercial e Moreninhas, atual campeã do Estado. Do interior vêm o Maracaju, a Serc (Chapadão do Sul) e o atual vice- -campeão no masculino, Aquidauanense. O Azulão decidiu participar, pela primeira vez, da categoria. Contudo, o grupo que estará dentro das quatro linhas é fruto de uma parceria entre o time e o colégio Funlec, que entrou com a comissão técnica e todo o plantel.

O vice-presidente do Aquidauanense, Edilson Leite, o “Chandico”, afirma que o clube quer se consolidar em todas as vertentes do futebol. “O Aquidauanense tem uma história no Sub-19, com quatro Copas São Paulo, e entendemos que seria uma boa oportunidade para participar da competição feminina. Pode ter certeza que vamos buscar o título para ir para as competições nacionais da categoria também”, almeja o dirigente.

O ex-comandante da campeã Moreninhas, Carlos Oliveira, agora assume a diretoria do Serc, que emprestou atletas para as leoas disputarem o Brasileiro. “O presidente disse que queria dar uma alavancada no futebol feminino, e então buscamos firmar a parceira com as meninas da UCDB, que na minha opinião são as melhores do Estado. O time é praticamente o mesmo do ano passado”, conta.

Sem recompensa financeira, clubes pulam fora da Série B masculina

Os candidatos ao acesso à série A do Estadual são Cene e Moreninhas, da Capital, e Maracaju, SEP (Ponta Porã) e Cena (Nova Andradina), do interior. Coxim, Ivinhema e Misto também estavam cotados, mas não comparecem ao arbitral e foram consequentemente eliminados. Mesmo que o número seja o mesmo que do último ano, a adesão foi menor do que a esperada pela FFMS.

Para Tavares, a ambição financeira dos clubes é uma das consequências da baixa procura. “Se a gente tivesse uma projeção de uma premiação, além do acesso para a Série A, seria melhor. Hoje as equipes cobram um prêmio em dinheiro, mas o problema é que não conseguimos patrocínio para essa divisão”, afirma.

A novidade que entra em “Cena” nesta temporada é o time de Nova Andradina. O clube que nasceu em 2008 ganhou a vaga para a Série A no ano de sua fundação, mas após não passar da primeira fase, ficou inativo até 2015. Quando reabriu as portas em 2016, com nova diretoria, começou a investir nas categorias de base e é com ela que vai para o profissional.

Isso é o que diz o presidente do clube, José Leôncio. “Com a série B vimos uma oportunidade de manter nossa equipe Sub-19 em atividade e preparação para a Copa São Paulo 2020. Confiamos que poderemos fazer uma excelente competição e ganharmos uma das vagas para o acesso. Se conseguirmos, voltaremos com tudo na série A, pois temos um celeiros de craques em nossa base que poderão ser aproveitados, mesclados com atletas mais experientes”, diz.

Em ambas as tabelas, os jogos que acontecem em Campo Grande têm uma lacuna. O vice- -presidente da federação afirma que isso será resolvido em tempo hábil. “Estamos trabalhando com a questão dos laudos. Estamos bem adiantados, então acredito que não teremos tantos problemas como tivemos na Série A. Na segunda-feira vamos nos reunir na Funesp para que a gente possa utilizar o Jacques da Luz. Temos que ver o que eles têm disponível lá”, garante. (Danielle Mugarte)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *