Bastidores da Política 31-08

Cidadão nioaquense

O deputado federal Luiz Ovando (PSL-MS) foi recebido pelo presidente Jair Bolsonaro (PSL) na quinta- -feira (29). Ele participou da audiência que entregou ao chefe do Executivo o titulo de Cidadão Nioaquense, outorgado pela Câmara Municipal daquela cidade, onde Bolsonaro serviu como militar no início de sua carreira. Saudado como companheiro de primeira hora, Ovando entregou pessoalmente a honraria ao presidente, ao lado de autoridades de Nioaque, no Palácio do Planalto.

Centrão do chefe

O presidente Jair Bolsonaro decidiu ironizar o “centrão” – grupo multipartidário de deputados federais que tem influído nas decisões da Câmara federal – dizendo: “Vou atender ao meu centrão. Meu centrão é o Moro, o Paulo Guedes [ministro da Economia] e o Tarcísio [Gomes de Freitas, ministro da Infraestrutura]” . O comentário foi feito com relação à Lei de Abuso de Autoridades, ao garantir que vai vetar alguns dispositivos, depois de ouvir seus ministros.

Todos na estrada

Até agora nenhum dos vereadores da Capital anunciou o desejo de não disputar um novo mandato no ano que vem. Ao contrário do que ocorreu na eleição passada, quando alguns desistiram e outros “foram desistidos” por decisão judicial, desta vez não serão abertos tantos espaços quanto antes. Pode até ser que alguns ainda fiquem no caminho, mas por enquanto estão todos na estrada na reeleição.

Outra legenda

O ex-secretário de Habitação Paulo Matos, pré-candidato a prefeito, leva seu projeto adiante faça chuva (que não tem sido o caso ultimamente) ou faça sol. Como no Democratas, apesar do estímulo de alguns líderes, ele só estava contando com as palavras, decidiu mudar de legenda. E deverá ser candidato pelo PSC (Partido Social Cristão). Saiu batendo a porta, reclamando dos dirigentes do DEM que insistem em adiar qualquer iniciativa eleitoral para abril do ano que vem. Matos tem pressa…

Mergulho político

O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) vai mergulhar politicamente principalmente quando o assunto seguir na direção de Brasília. O bate-boca entre o presidente Bolsonaro e o governador tucano João Doria não é a melhor coisa que pode acontecer para ele numa hora destas, até porque no ninho tucano ele está entre os aliados mais firmes de Doria.

TVs públicas

O diretor-presidente da TV Educativa de Mato Grosso do Sul, Bosco Martins, participou de encontro em São Paulo com dirigentes das emissoras públicas para discutir, entre outros temas, a sustentabilidade delas. Na pauta, caminhos que permitam flexibilizar regras e permitir que elas comercializem espaços e possam assim gerar renda. O assunto não é pacífico, pois há quem insista que as TVs Cultura ou Educativas continuem sustentadas apenas por recursos públicos, inclusive e principalmente as emissoras comerciais, que não querem saber dessa concorrência em tempos tão bicudos como agora. (Guilherme Filho)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *