Programa de Doação de Corpos será lançado pela UFMS amanhã

Amanhã (27), com o objetivo de regularizar o aporte de cadáveres na Universidade para atividades de ensino pesquisa e extensão acontece a cerimônia de lançamento do Programa de Doação de Corpos da UFMS, na Sala de Atos da Reitoria, em Campo Grande, a partir das 9h. Entre elas estão a dissecação, o preparo por diferentes técnicas e a exposição para o aprendizado.

Entre os beneficiados imediatos estarão acadêmicos, docentes e pesquisadores da área da saúde, de cursos como Biologia, Educação Física, Enfermagem, Farmácia/Bioquímica, Fisioterapia, Medicina, Nutrição, Odontologia e Psicologia. Mas, a verdadeira beneficiada é a comunidade, que será assistida por profissionais melhor qualificados e que, com esse ato de altruísmo, poderá contribuir para a formação desses profissionais.

Jussara Peixoto Ennes, coordenadora do Programa e responsável pelo setor de Anatomia Humana do Instituto de Biociências (INBIO) da Universidade, explica que os corpos são necessários porque sua compleição natural não pode ser reproduzida por nenhum outro recurso.

“Somente no cadáver se pode observar a real dimensão, as relações de proximidade entre as estruturas e ainda as variações anatômicas. A utilização do corpo no ensino, como já foi demonstrado em pesquisas longitudinais, permite um melhor desempenho do profissional da área de saúde e está relacionada a uma melhor qualidade de formação, o que, potencialmente, concorre para reduzir os erros médicos, por exemplo”, elucida.

Ainda segundo a coordenadora a doação contempla a formação humanizada, uma vez que esse recurso implica num gesto de extrema generosidade e honraria de um outro ser humano em benefício do desenvolvimento da ciência. “Desde 2009, quando promovemos o primeiro Seminário para discutir e criar as condições necessárias para implantar o Programa na UFMS, diversas pessoas demonstraram interesse em se informar e também em fazer a doação. Cerca de 10 pessoas já nos procuraram, elas serão informadas do início das atividades a partir do lançamento”, explica.

A cerimônia será aberta à participação de toda a comunidade.

Confira neste link os principais questionamentos sobre a doação de corpos para a UFMS. (Rafael Belo com UFMS)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *