Corinthians faz sua estreia no Sertões

Campo Grande será palco da estreia do Alvinegro Paulistano na maior competição off-road das Américas. A equipe é composta por uma Mitsubishi L200 Triton, um Buggy Giaffone e um UTV Can Am-X3. Os alvinegros largam amanhã (24) no prólogo, que acontece na Arena Sertões, localizada na Praça do Papa, em busca de uma boa classificação.

Os carros chegaram com a equipe do Corinthians Rally Team ontem (22), mas os pilotos desembarcam na Capital no fim da manhã de hoje. O jornal O Estado, conversou com o diretor de competições do Timão, que atua como piloto e navegador do UTV, Rodrigo König.

“Nossa função com o Corinthians é popularizar a modalidade no Brasil. Diferente dos carros de pista, que o público paga um valor alto nos ingressos e vê tudo de longe, no Rally é tudo mais acessível. O Corinthians vislumbrou isso, porque é um esporte popular assim como o clube. Isso foi feito para os nossos torcedores e, como somos pioneiros, para os outros também. Mesmo que acompanhem de cara feia (risos)”, diz.

Ele tem 20 anos de experiência com a poeira. Já foi campeão brasileiro de velocidade e representou o país no Rally Dakar, a prova mais longa e dura da categoria no mundo. Apesar de toda bagagem que carrega no porta-malas, estar na equipe tem um gostinho especial.

“Em 77, o Corinthians foi campeão no dia 13 de outubro. Eu nasci no dia 11 e meu pai nem foi me buscar na maternidade. Esperou sair o título para me tirar do hospital, então já nasci corintiano. É muito emocionante poder vestir o manto sagrado de um clube que eu torço desde criança”, fala Köng.

1º de setembro: chegada do Rally e 109 anos de Timão

O Corinthians Rally Team foi oficializado em junho de 2018, mas entrou para o quadro do Rally dos Sertões só agora. O ano que já é especial para os corintianos, que agora também vão torcer pelo clube na estrada, pode ser coroado com um grande presente. No dia 1º de setembro, o time faz 109 anos de história, que coincidiu com a data da chegada do Rally, que acontecerá em Aquiraz (CE).

“Nós entendemos nossa responsabilidade assim que vestimos o uniforme do Corinthians. Em Campo Grande já vi que tem até uma ‘Gaviões da Fiel’, então sabemos que têm torcedores espalhados pelo país todo. Essa responsabilidade aumenta ainda mais pelo aniversário do clube, então esperamos conseguir um troféu para a nação corinthiana”, diz König. A estreia nas pistas aconteceu em janeiro deste ano, no Rally Pioceará, com o oitavo lugar, pela dupla João Afro e André Filho. Já a primeira vitória alvinegra foi em março, com a vitória do pentacampeão Roberto Cunha no Brasil Rally Baja. O time ainda passou pelo Campeonato Brasileiro, Sul- -Americano, Rally Mitsubishi Cup e Rally Dakar.

“Estamos em terceiro lugar no Brasileiro, no Brasileiro de Cross-Country somos vice-líderes e no de Baja somos os primeiros. Agora o Sertões vêm para coroar esse início de ano que foi bem produtivo”, finaliza o piloto.

Curiosidade

O UTV é uma espécie de gaiola com dois lugares, que mistura as características de um quadriciclo e de um carro. O modelo Maverick X-3 possui características de moto, com motor 1 mil cilindradas e turbo. Diferente das caminhonetes, tem uma suspensão e a tração mais abrangentes, que se comporta melhor em terrenos estreitos e travados, com muita terra, lama ou água.

Nas retas é mais “lerdo” que os outros veículos, chega a no máximo 140 km/h. Sua origem é rural, já que foi desenvolvido nas fazendas para tocar o rebanho e carregar materiais. (Danielle Mugarte)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *