Bastidores da política 23.08

Mão na boca

O deputado Londres Machado (PSD) e o presidente da Assembleia, deputado Paulo Corrêa (PSDB), andam conversando muito ao pé do ouvido um do outro. E são assuntos tão delicados e reservados que o experiente Londres Machado chega a tomar o cuidado de tapar a boca, no estilo dos jogadores de futebol, evitando assim que façam a leitura labial do assunto. Não deixa de ser um cuidado interessante, pois, como a sessão é transmitida ao vivo, não seria difícil alguém, com a gravação, conseguir ler o que andam cochichando.

Longe dos olhos

Os bastidores da Assembleia Legislativa nunca estiveram tão frequentados pelos conselheiros do Tribunal de Contas quanto nos últimos dias, com o projeto que trata da autonomia do Ministério Público de Contas. Primeiro foi o presidente, conselheiro Iran Coelho das Neves, que levou a mensagem do TCE, depois outros colegas acompanharam, pari passu, a tramitaçao e, finalmente ontem, esteve por lá o conselheiro Jerson Domingos, que, entre outros predicados, tem a seu favor o fato de ter presidido a Assembleia por contínuos oito anos, antes ser indicado para o Tribunal.

Ausência e presença

Em solenidades como a da entrega de homenagens pela Câmara Municipal, na noite de quarta-feira (21) no Palácio Popular da Cultura, muita gente é lembrada por estar presente, principalmente numa noite de muitas autoridades, como o governador Reinaldo Azambuja e o vice Murilo Zauith, o presidente do Tribunal de Jusitça, Paschoal Leandro, e o presidente da Assembleia, deputado Paulo Corrêa, entre muitos outros. Outros terminam sendo lembrados pela ausência, como a senadora Soraya Thronicke (PSL-MS), que não compareceu e não avisou que estaria ausente.

No estaleiro

A bancada do Partido dos Trabalhadores na Assembleia Legislativa está toda no estaleiro. Tanto o deputado Pedro Kemp quanto seu colega Cabo Almi justificaram a ausência nas últimas sessões por estarem em tratamento de saúde. Nada grave que preocupe, mas por recomendação médica só voltam à ativa na semana que vem. Essa circunstância enfraqueceu a oposição, que ficou reduzida nos últimos debates aos deputados João Henrique e Capitão Contar, ao menos na mobilização em plenário.

Pero no mucho…

Na sessão de ontem (22), um veto do governador Reinaldo Azambuja foi mantido pela estreita margem de um voto. Por muito pouco não foi rejeitado e o placar eletrônico foi fotografado e encaminhado à direção tucana, que anda olhando mais de perto como vota cada membro da sua bancada. O veto não envolvia uma questão capital. Mesmo assim os parlamentares resolveram mostrar alguma insatisfação ao permitir uma margem tão estreita de votos. A favor, pero no mucho…

O nó da vaga de vice

Mais do que nunca percebem tucanos e pessedistas que, no acordo para a aliança em Campo Grande, com o prefeito Marquinhos Trad (PSD) disputando a reeleição, a pedra de toque continua sendo a vaga de vice na chapa majoritária. Como é assunto a ser debulhado por ele e pelo governador Reinaldo Azambuja, ninguém fica arriscando palpites antes da hora. E o assunto só será colocado na mesa depois da janela partidária de março do ano que vem. É assunto para o outono do ano eleitoral.

No comando

O ex-senador Delcídio do Amaral deve mesmo ser confirmado no comando estadual do PTB. O cargo hoje é ocupado pelo deputado estadual Neno Razuk, que deve continuar dividindo com ele o comando. Juntos vão cuidar nos próximos meses da formação do partido nos municípios mais importantes, preparando chapas de vereadores e candidatos a prefeito. A direção nacional avisou: quer a eleição de um deputado federal em 2022.

Sozinho

O ex-prefeito Alcides Bernal continua articulando como pode para continuar no controle do seu Partido Progressista. A dificuldade esta no isolamento. Diante de tantos conflitos que criou, Bernal está praticamente sem aliados, principalmente se se considerar o conjunto de vereadores e deputados estaduais. E ele já acusa o golpe, pois tem poupado seus correligionários de críticas ácidas nas redes sociais nos últimos dias. (Guilherme Filho)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *