Fisioterapia auxilia contra doenças respiratórias

Fisioterapia ajuda no combate à doenças respiratórias
Crédito: Folha PE

A instabilidade e a estiagem climática aumentam os casos de doenças respiratórias em pessoas de todas as idades. Como muitos não conseguem se livrar das secreções, médicos costumam indicar a fisioterapia respiratória como tratamento auxiliar de praticamente todas as doenças como a asma, bronquite, insuficiência respiratória e tuberculose. Pessoas com o sistema respiratório comprometido podem se tratar por meio do RTA (Reequilíbrio Tóraco Abdominal), técnica que é feita com manuseio corporal suave e indolor, podendo ser realizada em pessoas de com faixa etária diversificada.

De acordo com a fisioterapeuta Mariangela Pinheiro de Lima, a técnica é utilizada no tratamento de milhares de pessoas em unidades de terapia intensiva, quartos e enfermarias hospitalares, além de atender também a pacientes tratados em casa. A prática traz uma nova abordagem e um olhar aprofundado para os pulmões e para o sistema muscular que move a respiração. “Assim como os músculos de nossas pernas e quadris nos permitem andar, muitos músculos localizados na caixa torácica e no abdômen contraem e relaxam para colocar ar para dentro e para fora dos pulmões” explicou Mariangela.

Para começar a fazer fisioterapia respiratória, o paciente precisa primeiro consultar um médico e receber a orientação adequada sobre qual tratamento deve seguir. Segundo a médica fisiatra Eloá Ribeiro Rondon, o método RTA é uma terapia manual global que tem como objetivo incentivar a ventilação pulmonar e promover a remoção de secreções das vias aéreas superiores por meio da reorganização do sinergismo muscular respiratório, que é o trabalho conjunto dos músculos respiratórios, que fica comprometido na presença de disfunção respiratória.

“Essa reorganização, no repouso e durante as funções do dia a dia, possibilita a redução do esforço muscular para respirar, melhora a entrada de ar nos pulmões e aumenta a capacidade para realizar atividades”, explicou Eloá.

O método ultrapassa os cuidados com os indivíduos que apresentam doenças respiratórias. Ele se aplica também às disfunções respiratórias geradas por estresse, alterações posturais, distúrbios neurológicos, cirurgias, refluxo gastroesofágico, entre outras. O método é a maneira mais eficiente e respeitosa de se tratar os desconfortos respiratórios, segundo Mariangela. (Dayane Medina)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *