Licitações do Aquário do Pantanal saem semana que vem

As obras no Aquário do Pantanal devem ser retomadas em breve. De acordo com o governador em exercício e secretário de Infraestrutura do Estado, Murilo Zauith, as licitações dos serviços serão lançadas na próxima semana e a execução dos trabalhos está prevista para até 60 dias. “Já estamos licitando três partes do aquário. Nós estamos finalizando a cobertura, essa semana já publica o termo da licitação, o término daquela parte que a você passa e vê a nave, trocar os vidros e terminar as molduras de vermelho, essa vai ser uma licitação”, explicou ontem (16), em agenda no Crea- -MS (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Mato Grosso do Sul).

A previsão inicial era de que as licitações saíssem em agosto, mas, no último dia 10, o governo do Estado informou que as licitações deveriam sair somente em setembro. De acordo com Zauith, a retomada dos trabalhos no aquário será feita com a divisão em 5 setores: construção civil, suporte à vida, instalação elétrica, maquinários, e, por fim, parte da cenografia e instalação das placas de acrílico. Os trabalhos nessa primeira etapa contemplam a reconstituição das monocapas vermelhas, impermeabilização dos tanques, além da substituição de dez placas de vidro que estão quebradas. “Existe um anel também que será terminado, são 32 tanques. Vão terminar aquela parte de cobertura”, disse.

O valor das licitações chega a R$ 8 milhões. Para a finalização da obra, o governo tem cerca de R$ 30 milhões oriundos do fundo ambiental. O previsto em maio pelo governo do Estado é que faltavam apenas cerca de 20% para a conclusão do projeto.

A estrutura possui oito andares com 32 tanques, como citados pelo governador em exercício. Com a utilização prevista de 5 milhões de litros de água, o Aquário do Pantanal deve abrigar mais de 200 espécies, se tornando um laboratório para pesquisas, além do favorecimento ao turismo. Todo o projeto visa à transformação do Aquário do Pantanal em lugar de estudos, já que há biblioteca e um circuito para apresentar a fauna e flora de cada continente. (Raiane Carneiro e Michelly Perez)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *