Bastidores da política 15.08

Crédito: Governo Federal
Crédito: Governo Federal

Influente

A ministra Tereza Cristina, da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, foi apontada como a mais influente no Governo Bolsonaro, em análise feita pelo site UOL, que levou em conta o número de eventos em que ela aparece ao lado do presidente ao longo do governo. Antes dela, quem ponteava era a ministra da Família, Damares Alves.

Sem meias palavras

A senadora Simone Tebet (MDB-MS) não anda poupando em seus comentários o presidente Jair Bolsonaro (PSL). Na mais recente blitz de entrevistas que deu, a senadora falou da política local, da atuação no Senado e das reformas que estão agora sendo votadas na comissão que ela preside. E, quando lhe perguntaram como o presidente da República poderia ajudar, sem vascilar disparou: “Eu poderia dizer com muita tranquilidade que o presidente pode ajudar ficando calado. Eu acho que ele pode ajudar não sendo adversário do próprio governo, deixando a equipe técnica que é competente”.

Com meias palavras

Já com respeito ao lançamento da candidatura do ex- -governador André Puccinelli a prefeito de Campo Grande, todas as vezes que se referiu ao assunto fez uma ressalva: “Evidentemente que temos de respeitar a vontade pessoal dele”. Como André já deixou claro que não quer entrar nesse ringue, ela deixa o assunto pra lá.

Primeiro teste

Hoje os servidores da saúde devem se mobilizar na direção da Assembleia Legislativa e devem pedir para usar a tribuna durante a sessão. Como esse assunto anda nervoso por lá, será um teste para as habilidades em geral. A regra ainda não mudou e os que são contra restrições vão aproveitar para mostrar que as restrições não devem ser adotadas.

Ordem do dia

Cinco projetos de lei e um veto do Executivo serão votados hoje (15) na Câmara Municipal de Campo Grande. Entre eles o projeto de lei que trata do nivelamento educacional e da inserção na Educação de Jovens e Adultos (EJA), voltados ao menor infrator em Campo Grande, e o que institui o Programa Criança Segura, para combater o desaparecimento de crianças em eventos públicos.

Avaliam ainda o projeto de lei que instituiu o Programa Adote a Saúde, que vai incentivar pessoas jurídicas e a sociedade civil organizada a contribuírem para a conservação e a manutenção das Unidades Básicas de Saúde (UBSs). De autoria dos vereadores João César Mattogrosso, Odilon de Oliveira e Dr. Wilson Sami (MDB). Na pauta ainda o veto do prefeito ao projeto de lei que institui o Proaps-CG (Programa de Avaliação da Saúde Pública de Campo Grande).

Esforço redobrado

O governador Reinaldo Azambuja vai redobrar esforços, com sua equipe econômica mobilizada, para garantir recursos novos junto ao governo federal, principalmente depois da notícia de que não melhorou a nota do Estado junto ao Tesouro Nacional. (Guilherme Filho, Laura Brasil e Julia Renó)

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *