Trabalhadores da construção civil ganham reajuste de 5%

Cerca de 30 mil trabalhadores que atuam na construção civil da Capital vão ter aumento de 5% nos salários. O reajuste faz parte do acordo fechado entre o Sintracom (Sindicato dos Trabalhadores na Construção Civil de Campo Grande) e o Sinduscon (Sindicato da Indústria da Construção).

“É um índice acima da inflação do período, que foi de 3,9%, portanto o reajuste traz ganho real para os trabalhadores”, afirma o presidente do Sintracom de Campo Grande, José Abelha, que também explicou por que a negociação levou vários meses. “Tivemos muita cautela nesta negociação para conseguir um acordo que favoreça os trabalhadores. Quando a negociação é feita às pressas corre-se o risco de ter um acordo ruim”, comenta Abelha, que também é presidente da Fetricom (Federação dos Trabalhadores na Construção Civil).

O Sintracom também conseguiu reajuste de 6% no vale- -alimentação. Outra conquista foi o desconto de apenas 3% no vale-transporte. Pela CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), o desconto é de 6%. “Também conseguimos manter as homologações no sindicato. Isso é fundamental para verificar se o trabalhador está recebendo direitinho as verbas trabalhistas quando sai da empresa”, explica Abelha. O acordo fechado com o Sinduscon prevê ainda a manutenção de todos os benefícios que constam na última Convenção Coletiva.

O acordo fechado é retroativo ao mês de março, que é a data-base da categoria. Portanto, os trabalhadores ainda vão receber a diferença dos meses de março até agora. “Este acordo só foi possível porque a maioria dos trabalhadores está filiada ao Sintracom. O sindicato torna-se mais representativo com a participação dos trabalhadores”, conclui Abelha. (Redação com assessoria)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *