Programa que acolhe migrantes e refugiados tem ampliação

Para atender melhor a necessidade dos estrangeiros, o Programa UEMS ACOLHE – Acolhimento Linguístico, Humanitário e Educacional a Migrantes e Refugiados, da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, como forma de ampliação das suas ações, passará a oferecer cursos de ‘Português para Estrangeiros: Módulo Acolhimento’ na cidade de Dourados. A primeira reunião para definir a equipe de trabalho e locais onde as aulas ocorreu esta semana, na UEMS/Dourados. A previsão é que as aulas comecem a partir de setembro.

Nesta primeira reunião, a equipe do UEMS ACOLHE composta pelo coordenador geral do Programa, Prof. Dr. João Fábio Sanches Silva e as servidoras Antonia Raquel Lima Camargo Zottos e Leila Cardoso Machado que fazem todo apoio institucional do Programa, estiveram em Dourados para explicar como funciona desde questões burocráticas até a dinâmica das aulas.

“ O projeto não é meu, não é só de Campo Grande, é de toda a UEMS e queremos levar suas ações para outros municípios que têm a necessidade desse tipo de atendimento”, reforça o Professor João Fábio. Participaram da reunião a Pró-reitora de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários, Profª. Drª. Márcia Regina Martins Alvarenga, e também docentes e servidores da UEMS/Dourados, além de representantes do Rotary Clube e da Comunidade Tempo de Vida, que tem acolhido migrantes venezuelanos em Dourados.

Neste primeiro momento de preparação para o início das atividades do Programa UEMS ACOLHE em Dourados o objetivo é a formação da equipe de colaboradores. Podem ser colaboradores todos aqueles que tenham interesse em lecionar voluntariamente língua portuguesa para este novo público e que tenham disponibilidade para as aulas.

Todos os colaboradores passarão por uma capacitação para aprender a dinâmica e a metodologia das aulas do Programa. O UEMS ACOLHE também quer conhecer as iniciativas que já existem em Dourados que ensinam a língua portuguesa para migrantes e refugiados. Caso você queira se candidatar ou conheça algum projeto dentro dessa área entre em contato pelo telefone (067) 9.9984-6419.

O Programa UEMS ACOLHE é o resultado de uma série de ações de extensão que visam um atendimento diferenciado em diversas áreas do conhecimento a comunidade migrante e refugiada, sempre pautada no acolhimento a partir da língua portuguesa. O Projeto de Extensão começou em 2017 na Unidade Universitária de Campo Grande e conta hoje com mais de 100 alunos estrangeiros nas aulas de português e nas atividades complementares na capital. (Rafael Belo com UEMS)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *