Igualdade de gênero no trabalho é premiada com selo

Selo foi concedido às instituições públicas e privadas que se comprometem a adotar, no âmbito de sua esfera de competência, ações efetivas em favor da igualdade de gênero no mundo do trabalho, na busca por direitos e oportunidades iguais entre homens e mulheres. Este é o segundo ano consecutivo que a Prefeitura de Campo Grande, por meio da Subsecretaria de Políticas para a Mulher entregou o diploma do Compromisso com a Igualdade de Gênero (CIG).

A cerimônia aconteceu nesta segunda-feira (12), quando o prefeito Marquinhos Trad, acompanhado da primeira-dama Tatiana Trad, fez a entrega do 7Z2A5666 (Copy)Selo a representantes de cinco instituições: Empresa Metatron Embalagens e Limpeza de Campo Grande – MS; Resina & Marcon Advogados Associados; Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano – Planurb; Aranda Fleury Confecções Ltda – RU Uniformes e Associação Comercial e Industrial de Campo Grande.

A iniciativa, que integra o calendário de aniversário da cidade e é coordenada pela Subsecretaria de Políticas para a Mulher (Semu), inspirou-se nos sete princípios de Empoderamento das Mulheres, ditados pela ONU Mulheres Brasil, em conjunto com a Rede Brasileira do Pacto Global.

Para o prefeito Marquinhos Trad, a sociedade só tem a ganhar com o compromisso cada vez maior das empresas, que têm buscado em parceria com a prefeitura, reduzir as diferenças. “A própria Bíblia diz que Deus criou a mulher para que estivesse ao lado do homem e ser sua ajudadora, como nesta administração tem sido a Tatiana e a minha vice Adriane. Agradeço a parceria e desejo que vocês continuem fazendo esse trabalho e ajudando a nossa cidade”, disse.

O Diploma do Selo Compromisso com a Igualdade de Gênero foi entregue àquelas instituições que tiveram seu pedido de adesão deferido, cumprindo os critérios estabelecidos no Decreto nº 13.248/2017.

A titular da Semu, Carla Stephanini lebra que o Selo CIG cumpre as orientações dos objetivos do desenvolvimento sustentável promovido pela ONU, onde Campo Grande foi uma das primeiras capitais brasileiras a aderir a este compromisso.

“Entre as metas desse compromisso com a ONU está a promoção de ações que promovam a igualdade de gênero e Campo Grande sai na frente quando aderiu a esses objetivos. Com o sentimento de que estamos cumprindo o nosso dever é que hoje, mais uma vez, conferimos esse selo a estas empresas que também assumiram o compromisso de contribuir com a sociedade ao se preocuparem com o futuro em vários aspectos e incluindo o respeito e a garantia dos direitos das mulheres, especialmente no mundo do trabalho, onde ainda há profundas e acentuadas desigualdades”, justificou Carla.

7Z2A5641 (Copy)Em nome das instituições que receberam o selo nesta tarde, a advogada Caroline Mendes Dias destacou a importância da iniciativa da prefeitura que, durante as entrevista e visitas à empresa fez com que toda a equipe pudesse lembrar do compromisso que já é adotado desde a criação do escritório, fundado por duas mulheres.

“Em nome de toda as instituições quero agradecer pelo convite da prefeitura que adotou essa importante missão de chamar atenção para essa questão do respeito a igualdade de gênero no âmbito do ambiente de trabalho. Lá no escritório nós temos essa preocupação ao longo dos mais de 30 anos de existência. Lá não paramos para pensar quem é homem ou quem é mulher, mas a gente se respeita mutuamente na diferenças de cada um. Vamos colocar o nosso selo na recepção da empresa para que todos que nos visitem saibam desse compromisso do escritório e também se comprometa com essa causa que é uma das agendas mais importantes que temos home em políticas públicas”, disse a associada da Empresa Resina e Marcon Advogados Associados.

A cerimônia para entrega do Selo CIG, que aconteceu no Plenarinho do Paço Municipal, contou com a presença do secretário municipal de Governo e Relações Institucionais, Antônio Cézar Lacerda.

Instituições Comprometidas

Empresa Metatrom Embalagens e Limpeza: A empresa solicitou o Selo “Compromisso com a Igualdade de Gênero – CIG” no qual se inscreveu com três ações efetivas realizadas pela mesma, dentro dos sete Princípios de Empoderamento das Mulheres ditados pela ONU Mulheres Brasil. São elas:

A Liderança promove a igualdade de gênero, onde as funcionárias, mesmo sem profissão, foram treinadas e capacitadas, conquistando seu espaço dentro da empresa com crescimento pessoal, tornado-se mulheres empoderadas;
Igualdade de oportunidades, inclusão e não-discriminação, onde a remuneração dos funcionários é nivelada de acordo com a área de atuação, sem distinção de gênero, raça, cor ou religião;
Educação e Formação, sendo que a empresa ministra palestras aos colaboradores com abordagem do conteúdo de igualdade de gênero, bem como capacitações com o objetivo de garantir às mulheres da empresa ascensão a cargos de decisão.
Empresa Resina & Marcon Advogados Associados: A Empresa solicitou o Selo “Compromisso com a Igualdade de Gênero – CIG” no qual se inscreveu com quatro ações efetivas realizadas pela mesma, dentro dos sete Princípios de Empoderamento das Mulheres ditados pela ONU Mulheres Brasil. São elas:

A Liderança promove a Igualdade de Gênero, onde existe um envolvimento pessoal da direção da empresa que disponibiliza materiais de marketing com a valorização da mulher, voltado ao público interno e externo da mesma;
Saúde, Segurança e fim da Violência, sendo que a empresa disponibiliza espaço para que as colaboradoras e associadas possam permanecer com seus filhos na empresa, proporcionando oportunidade para amamentação e facilitando o retorno da mãe à rotina do trabalho;
Educação e Formação, onde a empresa oferece oportunidades de crescimento às colaboradoras, chegando a posições hierárquicas mais elevadas;
Liderança Comunitária e envolvimento, onde a empresa desenvolve projeto Social que leva palestras de temas jurídicos oferecendo atendimentos de interesse da comunidade e também temas relacionados às mulheres, como família, violência doméstica, aborto, entre outros.
Agência Municipal de Meio Ambiente e Planejamento Urbano – Planurb: A Agência solicitou o Selo “Compromisso com a Igualdade de Gênero – CIG” no qual se inscreveu com três ações efetivas realizadas pela mesma, dentro dos sete Princípios de Empoderamento das Mulheres ditados pela ONU Mulheres Brasil. São elas:

A liderança promove a igualdade de gênero, sendo que esta possui uma trajetória de parceria com o órgão municipal de direitos das mulheres contribuindo na construção do Plano Municipal de Políticas para as Mulheres, fazendo parte da Comissão do Selo Compromisso com a Igualdade de Gênero e do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher;
Igualdade de oportunidade, inclusão e não-discriminação, onde dos 26 cargos de chefia e assessoramento da agência, 17 são ocupados por mulheres que foram capacitadas e incentivadas dando oportunidades de crescimento dentro da mesma;
Educação e Formação, onde ocorre a promoção de vários eventos, palestras, projetos, capacitação incentivando e capacitando seus servidores buscando o aperfeiçoamento profissional e a ascensão e empoderamento das mulheres.
Empresa Aranda Fleury Confecções Ltda – RU Uniformes: A empresa solicitou o Selo “Compromisso com a Igualdade de Gênero – CIG” no qual se inscreveu com três ações efetivas realizadas pela mesma, dentro dos sete Princípios de Empoderamento das Mulheres ditados pela ONU Mulheres Brasil. São elas:

A Liderança promove a igualdade de gênero, onde há envolvimento pessoal da diretora da empresa com temas relacionados à Igualdade de Gênero com a realização de palestras e reuniões com funcionários;
Igualdade de oportunidades, inclusão e não-discriminação, onde a remuneração dos funcionários é nivelada de acordo com a área de atuação, desempenho e nível hierárquico, independente do gênero;
Educação e Formação, sendo que a empresa desenvolve ações e capacitações junto ao Recursos Humanos que visam favorecer mulheres a alcançarem cargos de decisão dentro da mesma.
Associação Comercia e Industrial de Campo Grande – ACICG: A associação solicitou o Selo “Compromisso com a Igualdade de Gênero – CIG” no qual se inscreveu com três ações efetivas realizadas pela mesma, dentro dos sete Princípios de Empoderamento das Mulheres ditados pela ONU Mulheres Brasil. São elas:

A Liderança promove a igualdade de gênero, onde há um envolvimento pessoal da direção no trabalho com os funcionários e colaboradores dentro do tema Igualdade de Gênero e também em publicações, materiais de recrutamento e relatórios corporativos;
Igualdade de oportunidades, inclusão e não-discriminação, onde a remuneração dos funcionários e funcionárias é nivelada de acordo com a área de atuação e nível hierárquico, sem distinção de gênero;
Saúde, Segurança e fim da Violência, onde é oferecido pela mesma espaços para desenvolvimento de ginástica laboral e/ou outras práticas alternativas, promotoras da saúde e bem estar. (Rafael Belo com assessoria)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *