Banco de Leite Humano confirmado no Hospital Regional

MS tem leite humano no Hospital Regional
Crédito: Governo do Estado

Com uma área construída de 275,4 metros quadrados será construída uma unidade de Banco de Leite Humano com recursos viabilizados pelo secretário de Estado de Saúde Geraldo Resende, ainda na condição de deputado federal. Hoje (14), Resende, lança as obras em Nova Andradina com o prefeito Gilberto Garcia. A edificação vai fazer parte do complexo do Hospital Regional “Francisco Dantas Maniçoba”. A solenidade está marcada para às 11h30.

O Banco de Leite Humano terá sala de espera com sete lugares, sala para armazenamento de leite, consultório, vestiário, sala de coleta com duas poltronas e espaço para preparo das doadoras.

A unidade vai beneficiar toda a microrregião de Nova Andradina, compreendida pelos municípios de Anaurilândia, Angélica, Batayporã, Ivinhema, Nova Andradina, Novo Horizonte do Sul e Taquarussu. Porém, para a ativação do Banco de Leite, é necessária a implantação da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTIN), que já está em construção no Hospital.

Recursos

Em julho, o Ministério da Saúde repassou R$ 900 mil para a Prefeitura de Nova Andradina, oriundos de emenda parlamentar do atual secretário estadual de Saúde Geraldo Resende, indicada quando exercia o mandato de deputado federal.

A licitação para a escolha da empresa que vai edificar o Banco de leite definiu como vencedora a empresa MS Engenharia Consultiva Ltda, sendo a obra orçada em R$ 638.534,16. Segundo o setor de obras da Prefeitura de Nova Andradina, a previsão de término é de 10 meses.

“A construção do Banco de Leite Humano no município de Nova Andradina tem como objetivo efetivar os serviços propostos para os serviços de UTI e UCI Neonatal, evitando a transferência de gestantes e neonatos para os municípios de maior complexidade, como Dourados e Campo Grande”, afirma Milene Marques, gerente de Ações Estratégicas da Secretaria Municipal de Saúde de Nova Andradina.

O complexo de atendimento que está sendo implantado no Hospital Francisco Dantas Maniçoba compreende ainda a construção de um Centro de Diagnóstico de Imagem e ampliação da Unidade de Cuidados Intermediários Neonatal Convencional (UCINCO), que também contam com recursos viabilizados por Geraldo Resende. (Rafael Belo com assessoria)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *