20 novembro 2019, 13:44
Divulgação

MIS traz exposições e filmes com “Expressões do Fantástico”

Hoje, no Museu da Imagem e do Som (MIS-MS), começa a Mostra de Cinema Fantástico, parte do evento “Expressões do Fantástico”, uma semana de programação que conta ainda com duas exposições. Na abertura, que acontece nos demais dias também a partir das 18h, será exibida a websérie “A Todo Vapor!”, baseada na obra literária do professor Enéias Tavares, convidado especial para o primeiro debate.

Com curadoria dos professores Enéias Tavares (UFSM) e Bruno Anselmi Matangrano (USP), “Fantástico Brasileiro: o insólito literário do romantismo à contemporaneidade” reúne um conjunto de placas expositivas que apresentam o panorama da literatura insólita brasileira, desde o século 19 até os dias atuais, que os visitantes terão até o dia 13 de setembro para visitar.

“Os nossos seres imaginários”, de curadoria da professora Maria Alice Rossi (UFMS), apresenta obras cerâmicas realizadas pelos acadêmicos dos cursos de Artes Visuais – licenciatura e bacharelado – da UFMS. As obras também ficam em exposição até 13 de setembro de 2019.

Quarta-feira, dia 14, será exibido o filme “A Volta do Parafuso”, adaptação do livro de Henry James para o cinema; quinta-feira a mostra apresenta curtas da Astaroth Produções e debate com o professor Ramiro Giroldo (UFMS) e Larissa Anzoategui, sendo que o encerramento da mostra de cinema conta com a exibição do filme “Malasartes e o Duelo com a Morte” e debate com o Andriolli Costa, com discussão sobre folclore e audiovisual.

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Letras da Uems, Adrianna Alberti aborda a estética fantástica em sua linha de pesquisa, a Historiografia Literária. “A proposta é articular as manifestações artísticas cujo fantástico seja o mote, divulgando ao público acadêmico e ao público em geral a estética fantástica, que pode se apresentar por meio de diferentes expressões artísticas”, diz.

“O fantástico pode ser entendido como uma estética abrangente que abarca diferentes expressões artísticas, e que traz uma narrativa que remete a aparições de elementos sobrenaturais ou insólitos – inexplicáveis pelas leis da física ou raciocínio lógico. Esses elementos rompem com a proposta de realidade estabelecida dentro de determinada obra, cuja verossimilhança com a realidade é marcada na narrativa. O fantástico obtém sucesso ao provocar no leitor a incerteza de sua percepção do real e, consequentemente, da percepção de sua própria existência”, explica a idealizadora do evento, Adrianna.

Exibido hoje, com criação de Enéias Tavares & Felipe Reis e produção da Cine Kings, “A Todo Vapor!” leva os espectadores à Paranapiacaba das Névoas para uma investigação insólita envolvendo crimes rituais, mistérios arcanos e um inusitado grupo de heróis, inspirado nos clássicos da nossa literatura.

Para os participantes da Mostra de Cinema serão emitidos certificados. Todas as atividades do evento acontecem com entrada franca no MIS, localizado no 3º andar do Memorial da Cultura e da Cidadania, que fica na Avenida Fernando Corrêa da Costa, 559. Mais informações pelo telefone (67) 3316-9178. (Da Redação)

Veja também

Felipe Neto distribui dinheiro para seguidores após marco

O youtuber e influencer digital Felipe Neto alcançou na terça-feira (19) a marca de 35 …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *