Funtrab intensifica qualificação para o mercado

qualificação

A Funtrab (Fundação do Trabalho de Mato Grosso do Sul) está intensificando o trabalho de qualificação dos que procuram a fundação atrás de uma oportunidade de trabalho por meio da ativação plena da “Casa de Qualificação”, que oferece cursos gratuitos em diversas áreas e tem capacidade para treinar até 140 pessoas em cinco cursos simultaneamente.

O diretor-presidente do órgão, Enelvo Felini, explica que a qualificação é o maior desafio enfrentado hoje no Estado, já que a demanda por profissionais é alta, porém falta mão de obra capacitada. “A demanda em MS é bem dinâmica, por exemplo, temos uma alta procura por tosquiadores [profissional que realiza tosa em animais]. Então, precisamos capacitar quem está atrás de um emprego para que ele tenha habilidades técnicas para assumir esta vaga. O grande foco da demanda no Estado continua sendo atividades ligadas ao serviço do agronegócio”, comenta.

Enelvo ressalta que a intenção da ativação plena da “Casa de Qualificação” é fazer com que a Funtrab não seja apenas um encaminhador ao mercado, mas também uma referência em treinamentos profissionais melhorando a parceria com empresários. “O supermercado Mister Júnior contratou os 120 primeiros funcionários pela Funtrab, usaram nosso filtro e deu certo, conseguiram profissionais que atendiam as necessidades deles e sinalizaram que as próximas contratações serão feitas da mesma forma”, destaca.

O cidadão interessado em realizar cursos na Funtrab deve ir ao prédio localizado na Rua 13 de Maio, 2.773, no Centro, munido de documento de identidade com foto, comprovante de residência e ter Ensino Fundamental completo, o que deverá ser comprovado com documento ou declaração.

Foco em dados municipais

Outro ponto destacado pelo diretor-presidente é a preocupação em levar os dados sobre o desemprego aos prefeitos das cidades sul-mato-grossenses para nortear políticas públicas locais no enfrentamento à desocupação. Ele comenta que os dados positivos do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) se devem às instalações de indústrias, principalmente na região da Grande Dourados.

A política de incentivos fiscais do governo do Estado também é decisiva para compor o cenário, segundo ele. “Com 2,4 milhões de habitantes, Mato Grosso do Sul não oferece escala de consumo para empresas, por isso é preciso oferecer vantagens fiscais para que elas se instalem aqui. O governo está trocando impostos por geração de empregos e isso está dando muito certo”, comemora.

Agora, uma cidade que vai se destacar na geração de empregos que precisam de qualificação técnica é Porto Murtinho, avalia Enelvo. “Com a instalação dos portos, a construção da Ponte Bioceânica e a nova estrada, a cidade vai crescer gerando muitas oportunidades”, finaliza. Acesse também: Mayra Aguiar faz história no judô e ganha medalha de bronze

(Marcus Moura com Guilherme Filho)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *