Campo Grande registra primeira deflação do ano

deflação
Banco de imagens

A capital sul-mato-grossense registrou a primeira deflação do ano em julho com a variação negativa de -0,01% do IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), que mede a diferença de preços de produtos e serviços. No Brasil, o índice ficou em 0,19%, 0,18 pontos percentuais acima do registrado em junho.

O resultado da Cidade Morena é a segunda deflação registrada nos últimos nove meses; a última vez foi em novembro do ano passado (-0,31%). O acumulado do ano gira em torno de 2,56% e o acumulado dos últimos 12 meses, em 3,33%.

Os destaques negativos da variação foram: vestuário (-0,41%); educação (-0,19%); artigos de residência (-0,18%); saúde e cuidados pessoais (-0,15%); alimentação e bebidas (-0,07%), e transportes (-0,06%). Transportes foi bastante impactado pelo preço dos combustíveis (-2,71%): a gasolina, por exemplo, teve deflação de 2,95%. Também chamam a atenção roupa feminina (-2,26%) e higiene pessoal (-1,60%).

Em economia, deflação é um fenômeno em que os preços de produtos e serviços caem em determinado período. É um movimento contrário ao da inflação, quando os preços sobem. Uma de suas causas é uma determinada crise econômica, quando os consumidores compram menos e forçam as empresas a reduzirem seus preços.  Acesse também: Ouro de Ítalo Ferreira impulsiona comércio no RN

Mais notícias o Jornal Impresso

(Marcus Moura)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *