Operação Teçá busca alvos em três estados

Operação Teçá

Polícia Federal deflagrou da manhã desta quinta-feira (8), a Operação Teçá em três estados do país, sendo eles Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Norte e Paraná. A ação tem o intuito de desarticular o contrabando de cigarros e organizações criminosas.

Com 73 ordens judiciais expedidas pela 1ª Vara de Navirai/MS, a PF cumpre cerca de 40 mandados de prisão preventiva e 33 mandados de busca e apreensão em cinco cidades do MS, duas do Paraná e uma do Rio Grande do Norte. No estado, a operação está sendo cumprida em Eldorado, Mundo Novo, Japorã, Amambaí, Iguatemi, São Gabriel do Oeste e Rio Brilhante.

A Polícia Federal vem investigando a “máfia cigarreira” desde ano passado, associando a circulação de cigarros contrabandeados no país a organização criminosa, que conseguiram cooptar um policial para auxiliar nas práticas e logísticas das passagens.

Durante a investigação, foram apreendidos cerca de 155 veículos utilizados para o transporte de cigarros de origem estrangeira, além de mais 75 pessoas presas, envolvidos direta e indiretamente nas práticas ilícitas da organização. Ao todo, o valor das mercadorias ilícitas apreendidas nas ações é de aproximadamente R$ 144.000.000,00.

Operação Teçá

O nome da Operação TEÇÁ faz referência a ‘estado de atenção, vigilância’’, no idioma guarani, em razão da grande rede de olheiros, mateiros e batedores utilizados pelas Organizações Criminosas, os quais monitoravam diuturnamente as atividades dos órgãos de fiscalização. Acesse também: Jeff Bezos decola em viagem espacial a bordo de um foguete

(Graziella Almeida e Rafaela Alves)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *