Aprovado projeto Terceiro Turno nas UBS e ESF de CG

Foi aprovado em Campo Grande, o trabalho noturno da saúde. O projeto de Lei, nº 9.212/2019 de autoria da vereadora Enfermeira Cida Amaral (Pros), autoriza o Executivo Municipal a criar atendimento no Terceiro Turno nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Estratégias de Saúde da Família (ESF), de acordo com o projeto, o o horário será compreendido entre 19 às 22 horas.

O objetivo é atender a necessidade da população como forma de ampliar o acesso, principalmente, dos usuários que não conseguem se deslocar em horários comerciais. “Trabalhei quase 30 anos como enfermeira e sei da necessidade deste tipo de atendimento. Quem trabalha fora de casa, muitas vezes, sai de casa antes das 7h e volta só depois das 18h. Além do mais, o terceiro turno nas unidades básicas de saúde melhora o atendimento médico à população e desafoga a procura pelos centros regionais e UPAs.

A parlamentar acredita que o prefeito Marcos Trad reconhecerá a importância de sancionar e implantar novamente o terceiro turno em Campo Grande. “O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, inclusive já sinalizou a intenção de implementar o programa em todo o país, o que trará melhorias para a saúde de todos”.

Remanejamento

O Executivo Municipal poderá regulamentar esta lei a fim de aperfeiçoar e viabilizar sua execução, inclusive remanejando médicos plantonistas das Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e Centros Regionais de Saúde (CRS), para atender aos pacientes com baixo risco classificados como azul.

Conforme o projeto, o atendimento será direcionado, preferencialmente para atendimento de demanda espontânea, podendo o médico receber por produtividade, desde que submetido ao crivo de análise de qualidade por parte do paciente, para que seja desestimulada a limitação ao número de pacientes.

(Rafael Belo com assessoria)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *