Estado pode ganhar corredor ferroviário com 2,5 mil km

O governo do Estado está negociando com representantes de grupos empresariais chineses e portugueses no Brasil formas de investimento no novo projeto da Ferroeste (Estrada de Ferro Paraná Oeste), que liga os portos de Paranaguá (PR) e Antofagasta, no Chile, para aumentar a extensão da linha de ferro até as cidades de Dourados e Maracaju, o que ligaria o MS até o pacífico por estradas de ferro. As perspectivas foram apresentadas ontem (7) em reunião realizada em Curitiba com a presença do governador Reinaldo Azambuja e do governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior.
“Seremos mais competitivos com essa nova saída. Agora é olhar a melhor lógica e modelagem”, afirmou Azambuja sobre o projeto.
Com 2,5 mil quilômetros, o projeto inicial de implantação do corredor bioceânico ferroviário facilita as exportações do Cone Sul do Brasil para os países asiáticos pelo Oceano Pacífico. O estudo já foi apresentado ao presidente Jair Bolsonaro, ao presidente paraguaio, Mario Abdo Benítez, ao ministro de Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, e ao diretor-presidente da Itaipu, Joaquim Silva e Luna, informou o governo paranaense. (Marcus Moura com Portal MS)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *