Convênio entrega manual de qualidade do asfalto de CG

Um convênio entre três instituições resultou no primeiro módulo do Manual de Manutenção de Pavimentos. A Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), a Fundação de Apoio à Cultura e Ensino (Fapec) e a Prefeitura Municipal de Campo Grande se uniram com o objetivo de padronizar e normatizar as questões relacionadas à malha asfáltica da cidade, criando um padrão de qualidade nos serviços realizados.

“Um dos preceitos iniciais da Prefeitura era essa questão de não conseguir padronizar os procedimentos executivos e de materiais de manutenção de pavimentos, então nós realizamos esse manual com o objetivo de consolidar um modelo para que, em futuras licitações da Prefeitura, as empreiteiras possam seguir. Serão vários fatores que elas vão ter que seguir e tem sugestões também, mas sempre amparado por normativas, para que a gente possa deixar o pavimento com maior qualidade e durabilidade”, explica o professor Daniel Anijar de Matos.

Para o secretário municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, Rudi Fiorese, este tipo de convênio é benéfico por juntar os conhecimentos e experiências dos pesquisadores da Universidade com os conhecimentos e experiências dos profissionais da Prefeitura. “A gente quer melhorar o serviço que estamos fazendo, desde o controle da qualidade da massa asfáltica utilizada aos reparos que são feitos, o recapeamento, a execução da pavimentação nova… E com esse conhecimento da Universidade, podemos produzir normas e manuais que orientem a todos fazerem cada vez mais um produto de melhor qualidade”, afirma.

Segundo o professor Daniel, este é o primeiro passo, pois haverá também um manual que normatizará os materiais usados na pavimentação da capital. “Depois nós vamos padronizar também os materiais a serem empregados, então é uma escada, nós temos que ir galgando para poder consolidar melhor a gestão da malha asfáltica do município”.

(Rafael Belo com assessoria)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *