Extensão “Inclusão na Tela” exibe filme no MIS

extensão

Na próxima segunda-feira (12), a partir das 18 horas, será realizada a Roda de Conversa com exibição de filme no auditório do Museu da Imagem e do Som (MIS). A ação faz parte do Projeto de Extensão “Inclusão na Tela”, desenvolvido pelo Laboratório de Pesquisa em Educação e Acessibilidade da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), coordenado pela professora doutora Celi Correa Neres, que vai ser a mediadora da Roda de Conversa.

A proposta é que sejam exibidos, a cada dois meses, filmes com temática sobre a inclusão social, inicialmente, no MIS, e depois, levando o projeto para a periferia de Campo Grande, escolas, e também para cidades do interior do Estado. Todos os longas-metragens possuem recursos acessíveis, sendo audiodescrição (para cegos), legendas e um intérprete em Libras (para surdos).

A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS) é parceira da UEMS no Projeto de Extensão, que tem por objetivo realizar sessões de cinema para discutir a inclusão social e educacional das pessoas com deficiência, altas habilidades e superdotação.

Demais parceiros são o Instituto Sul-Mato-Grossense para Cegos Florivaldo Vargas (Ismac), Centro de Capacitação de Profissionais da Educação e de Atendimento às Pessoas com Surdez (CAS), OAB e DON-MS.

“Além de levar informação, estamos mostrando que pessoas com deficiência também podem fazer as coisas, basta ter as condições corretas. Os alunos da UEMS estão participando, conhecendo esta realidade, e também sobre o que são os recursos acessíveis e como conseguem atuar para ajudar uma pessoa com deficiência a ver um filme”, explica Ivone Angela dos Santos, especialista em acessibilidade cultural da FCMS.

A extensão será a primeira exibição realizada na Fundação de Cultura, no MIS. O projeto já acontece desde abril deste ano, sendo que a primeira exibição foi em 1º de abril, no auditório da UEMS, em Campo Grande.

“O objetivo do projeto é proporcionar aos envolvidos, pessoas com deficiência, famílias, estudantes e pesquisadores, espaço de reflexão e autocrítica, por meio de exposição e discussão de filmes. A princípio, as exibições serão bimestrais, por conta da dificuldade em disponibilizar os recursos acessíveis. Para o filme da próxima segunda-feira, por exemplo, eu mesma tive que fazer a audiodescrição, e este é um trabalho que leva tempo, por se tratar não apenas de traduzir o roteiro, mas de sincronizar as informações com as imagens”, diz Ivone.

O evento é aberto ao público e a entrada é franca. Será emitido certificado aos participantes. O MIS fica no 3º andar do Memorial da Cultura e da Cidadania, localizado na Avenida Fernando Corrêa da Costa, 559, Centro. Mais informações pelo telefone (67) 3316-9178. Acesse também: Governo do Estado autoriza retomada de cirurgias eletivas

(Rafael Belo com assessoria)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *