Aldeia Jaguapiru tem local de atendimento jurídico definido

Foi definido o local de atendimento jurídico dos integrantes da Aldeia Jaguapiru. O serviço será realizado pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), unidade de Dourados, depois de uma segunda reunião entre as lideranças indígenas da Reserva Indígena de Dourados com os representantes da reitoria, dos acadêmicos e professores do curso de Direito e também os Pró-reitores de Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários, Márcia Alvarenga, e de Ensino, João Mianutti. O encontro foi para dar continuidade na discussão sobre o Projeto Piloto que levará Atendimento Jurídico até a comunidade indígena. Nesta reunião ficou definido o local dos atendimentos e o coordenador do projeto.

O projeto pretende oferecer atendimentos jurídicos que serão realizados por acadêmicos e professores para suprir as demandas dos moradores da Aldeia Jaguapiru. De acordo com o Cacique da Aldeia Jaguapiru, Izael Morales, muitos membros da comunidade tem dificuldade para ir até o centro da cidade procurar esse tipo de atendimento e também tem dificuldade para entender as informações. Com o projeto, a ideia é oferecer o atendimento jurídico com apoio de pessoas da comunidade que possam fazer a tradução na língua materna deles.

O projeto será liderado pelo coordenador do curso de Direito da UEMS/Dourados, Joaquim Klein, e os atendimentos serão em uma das salas da Tribos Unidas, espaço usado pela comunidade e lideranças da Aldeia Jaguapiru.

O projeto piloto será uma ação de extensão construída com a participação do Curso de Direito por meio do Núcleo de Práticas Jurídicas, com apoio do Programa Rede de Saberes e das lideranças da comunidade indígenas.

A próxima reunião está marcada para semana que vem para definição de mais uma etapa do projeto.

O Curso de Direito da UEMS/Dourados já oferece atendimentos gratuitos para comunidade em geral por meio do Núcleo de Práticas Jurídicas, que fica localizado no centro de Dourados. NPJ – Núcleo de Práticas Jurídicas: Rua Joaquim Teixeira Alves, Nº 1307, Centro. Telefone: 3902-2690.

PARA LER SOBRE A PRIMEIRA REUNIÃO DO PROJETO PILOTO, CLIQUE ABAIXO.

Projeto da UEMS vai levar atendimento jurídico para Aldeia Jaguapiru. 

(Rafael Belo com UEMS)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *