Comerciantes voltam cobrar por segurança

Os moradores do bairro Pioneiros e região vêm enfrentando um período bem difícil por conta do alto índice de criminalidade. Nos últimos meses os quase 350 comerciantes da rua Ana Luisa de Souza se tornaram o alvo dos bandidos e as ocorrências têm aumentado a cada dia. No mês julho foram assaltos a mão armada, roubos e furtos em estabelecimento.

Diante do problema o Conselho de Segurança do bairro Pioneiros e região realizou ontem (2) uma reunião com os comerciantes, moradores e órgãos da segurança pública do Estado, justamente na barbearia que foi furtada no fim de semana passado e que está localizada em uma galeria de lojas na Rua Ana Luisa de Souza.

“Nós marcamos essa reunião com as forças de segurança com uma extrema urgência, nossa região está sofrendo com a onda de violência. Inclusive alguns órgãos pedem para que a reunião seja marcada para, pelo menos, duas semanas depois da entrega do ofício, mas eu falei que nós não podíamos esperar, até porque o criminoso não espera para agir e a comunidade precisa de uma solução”, assegurou o presidente do Conselho, Aldinei Santos.

Dos órgão de segurança, apenas a GCM (Guarda Civil Municipal) compareceu a reunião com aproximadamente 30 pessoas, entre comerciantes e moradores da região. A equipe que atende o bairro Pioneiros é da base da região do Anhanduizinho que é formada por 14 bairros, Aero Rancho, Alves Pereira, América, Centenário, Centro-Oeste, Guanandi, Jacy, Jockey Club, Lageado, Los Angeles, Parati, Pioneiros, Piratininga e Taquarussu. E, foi justamente este ponto que a comandante da região, Ana Paula Barreto, explicou a comunidade, que por conta do tamanho da região, eles fazem o que está ao alcance deles.

“A Guarda vem tanto no bem público, nos próprios públicos, mantendo a segurança dos munícipes na utilização e no monitoramento do prédio na grande região do Anhanduizinho e são 103 prédios públicos nessa região e fora o nosso principal dever, a gente dá uma força, como pode, para os comerciantes do Pioneiros, atuando em parceria com a Conselho De Segurança do bairro, encaminhando a viatura para atendimento, prestação de ocorrência, delitos na medida do possível, inclusive realizando rondas periódicas”, explicou.

A CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) de Campo Grande também estava presente, tendo em vista que três comércios da rua, incluindo a galeria onde ocorreu a reunião, possuem o programa Cidadão Integrado, um sistema videomonitoramento da instituição. E durante a participação na reunião, o diretor de SPC e Produtos da CDL, Denison Zubieta, anunciou a instalação de um TV com o programa dentro do 10º BPM (Batalhão da Polícia Militar), batalhão que atende a área que compreende o bairro Pioneiros.

“Nós começamos com o 1º Batalhão da PM, batalhão responsável pela área central de Campo Grande, quando a gente tinha apenas 20 câmeras e lá nós conseguimos uma redução de 30% da criminalidade, nos furtos e roubos. E conforme o projeto foi aumentando nessa região sul, nós estamos instalando agora no 10º batalhão e até a próxima terça-feira (06) a gente finaliza e entrega a TV em pleno funcionamento, porém, os tablets já foram entregues e estão nas viaturas daquele batalhão, Foram criados, ainda, mais de 130 acessos aos policiais daquele batalhão”, assegurou. (Rafaela Alves)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *