Círculos de cultura comemoram dia do capoerista

Dia do Capoeirista , 03 de julho, será comemorado nesta sexta-feira (2) na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), unidade de Dourados, com o ‘Círculos de Cultura’ projeto que promove a cultura Afro-Brasileira. O projeto será desenvolvido pelo CEPEGRE/UEMS – Centro de Estudo, Pesquisa e Extensão em Educação, Gênero, Raça e Etnia. A atividade começará às 11h e será no gramado próximo a passarela do Bloco ‘B’.

Participará da ação o mestre capoeirista, Paulo Brasa, um dos fundadores das rodas de Caxias que completam quase meia década de história. Ele também foi precursor do movimento negro e da capoeira em Ouro Preto-MG. O termo ‘Círculos de Cultura’ é uma ideia que vem de Paulo Freire, educador e filosofo brasileiro, cujo ponto fundamental é o diálogo, ou seja, pensar na aprendizagem por meio de práticas coletivas e dialógicas.

O Professor Doutor, Marcelo Salles Batarce, é um dos organizadores do evento “ a legislação vem solicitando a inclusão da cultura Afro-Brasileira tanto na formação de professores como no currículo escolar, mas muito pouco tem sido feito nestas direções. É preciso pensar como fazer isto de maneira transversal no currículo e eu penso que o melhor modo de começar é através do diálogo e estudo daquilo que, na verdade, é a nossa própria cultura”, reforça. O projeto de círculos de cultura está em processo de cadastramento.

Sobre Mestre Paulo Brasa:

Mestre Paulo Brasa (71) é uma figura com muita vivência na capoeira, no movimento negro, no samba e na cultura produzida na rua mesmo. Atuou por bastante tempo com cultura nas ruas da Lapa, participou do conselho do memorial Zumbi e foi citado em trabalhos de pesquisa da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). (Com informações de Marcelo Salles Batarce).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *